Esta receita eu não lembro onde comi a primeira vez, mas venho reproduzindo em casa já há alguns anos e sempre aperfeiçoando algo.
É muito leve, tem uma mistura de doce e salgado sem que um sobressaia sobre o outro. Bem equilibrada.
E vai bem com arroz ou salada.
Aqui eu apresento com arroz com cúrcuma mas você pode servir com o arroz que estiver acostumado a fazer.
Tenho certeza de que você irá gostar.
Experimente e deixe seu comentário.
Ingredientes
- 1 peito de frango, sem pele
- 1 lata de tomate pelado
- 200ml de vinho branco
- 400gr de damasco seco
- 5gr de castanha de caju
- azeite
- sal
Modo de preparo
Lave o peito de frango, corte-o ao meio, remova os ossos delicadamente e depois corte as duas metades em outras duas partes. Ficaram compridas e bem grossas (veja nas fotos).
Tempere o frango com sal.
Pique o damasco em cubos de mais ou menos meio centímetro cúbico e coloque em uma vasilha com o vinho para que absorva bem o sabor do vinho.
Em outra vasilha despeje o conteúdo da lata de tomate pelado e com uma faca vá prensando os tomates na lateral da vasilha para "quebrar" os tomates em vários pedaços, sem perder o líquido.
Triture a castanha de caju no processador (se não tiver um use uma faca - meia-lua vai bem nessa tarefa, veja em utensílios).
Leve uma frigideira grande ao fogo médio, coloque o azeite para esquentar (1 minuto está bem ou ele irá queimar), e coloque os pedaços de frango para selar por uns 3-5 minutos. Vire e repita o processo. Para saber se foi suficiente veja se o frango ficou com uma cor dourada. Ele estará cozido por fora, mas ainda guardará líquido por dentro, onde estará ainda crú.
Reserve o frango. E na mesma frigideira, no fogo médio, com o mesmo azeite, despeje o tomate e o molho e mexa levemente enquanto o tomate refoga no azeite. Logo em seguida despeje o damasco com o vinho sobre o tomate e mexa bem.
Sobre este "colchão" de tomate e damasco coloque os pedaços de frango e tampe. Deixe tampado e cozinhando por uns 15 minutos, destampe, vire os pedaços de frango e com uma colher de pau ou silicone recolha um pouco do molho com tomate e damasco e despeje sobre os pedaços de frango. Volte a tampar e deixe cozinhar por mais 15 minutos.
Nesta segunda etapa é importante ficar atento ao cheiro, pois dependendo da temperatura do seu fogão é possível que o vinho e todo o líquido evapore e o molho começará a queimar antes do 15 minutos. Se isso aocntecer retire do fogo imediatamente, retire os pedaços de frango e quando for retirar o molho não raspe no fundo da frigideira para não pegar algo queimado e que dará um gosto amargo ao prato.
Montagem
No prato que irá servir coloque um pedaço de frango, cubra-o com o molho de tomate e damasco e, como um toque final, polvilhe a castanha de caju triturada.
Complete com arroz e/ou salada e sirva quente.
Dicas
- Não utilize filé de frango, pois é pouco espesso e não suportará o cozimento, ficará duro.
- Se tiver dificuldades para desossar o peito de frango peça ao seu açougueiro que o faça.
- Eu prefiro a castanha de cajú mas se não encontrar ou se preferir pode utilizar amêndoas torradas.
- Nas fotos tem 50gr de castanhas. Eu exagerei. Só será preciso 5gr.
- Gostou do arroz com cúrcuma? Cúrcuma é uma semente que triturada dá um pozinho amarelo-alaranjado. Em muito lugares vendem como açafrão mas posso te garantir que o açafrão é diferente e muuuuuuito mais caro. Para fazer o arroz eu simplesmente misturo 1 colher de chá de cúrcuma na água que farei o arroz e o preparo normalmente.
Rendimento: 4 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário