Procure uma receita

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ratatouille servido na alcachofra


Semana de Restaurant Week estive com minha esposa no Felix Bistrot e comemos de entrada um Ratatouille servido na Alcachofra.
Simplesmente maravilhoso.

Saimos de lá pensando em como recriar esta maravilha e começamos a pesquisa, pois apesar de famosa por conta da animação de mesmo nome que passou nos cinemas, o ratatouille é um prato francês e nada comum na culinária brasileira.

Até que chegamos a esta receita e procedimento para recriar o prato.

A receita do ratatouille foi inspirada na receita publicada no livro "A cozinha e seus vinhos", Editora SENAC São Paulo.

Dá trabalho, mas saborear o ratatouille e no final comer o coração da alcachofra e chupar a "carne" das pétalas recompensa o esforço.




 


Ingredientes


  • 1 berinjela média
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1/2 pimentão amarelo
  • 1 abobrinha média
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 3 alcachofras
  • sal grosso
  • azeite de oliva
  • sal
  • pimenta do reino em pó
  • ramos de manjericão fresco



Modo de preparo



Lave a berinjela, os pimentões, as alcachofras, a abobrinha e o manjericão.

Corte a berinjela em fatias no sentido do comprimento e com 1cm de espessura, disponha as fatias em uma assadeira e as cubra com sal grosso (generosamente). Deixe descansar por 1h para perder o amargor.

Corte os talos das alcachofras bem rende à flor. Em uma panela grande acomode as alcachofras e os talos, encha com água suficiente para cobrir as alcachofras e tempere com sal e azeite. Leve ao fogo por uns 30 minutos para que amoleçam.

Descasque os pimentões (veja dica abaixo) e a abobrinha. Pique metade de cada pimentão e a abobrinha inteira em cubos de mais ou menos 1cm e reserve.

Pique o alho e a cebola bem miudinho e reserve separado dos vegetais.
Pique as folhas de manjericão com as mãos e reserve também em separado.

Cozida a alcachofra, corte os talos no sentido do comprimento e com uma coher de chá retire o miolo do talo. Pique e misture com os legumes.

Passado 1h de descanso da berinjela, lave bem para retirar o sal e pique em cubos de mais ou menos 1cm e junte com os outros legumes picados.

Em uma frigideira grande, esquente o azeite em fogo brando e doure o alho e a cebola. Não deixe por muito tempo, pois ainda ficará no fogo junto com os legumes. Doure o suficiente para soltar o aroma característico de dourar cebola e alho.

Despeje na frigideira os legumes e deixe cozinhar por 30 minutos, mexendo de vez em quando para não grudar. Se tiver alguma prática com cozinha pegue a frigideira pelo cabo e sacuda horizontalmente para que os legumes se misturem. Isso deve bastar.
No meio do cozimento acrescente um pouco mais de azeite para que fique bem úmido.

Depois de cozido os legumes, acrescente o sal e a pimenta do reino, o manjericão e mexa com uma colher de pau.

Agora ao preparo do prato. Retire as pétalas do miolo da alcachofra, deixando umas 3 camadas de pétalas externas. Para retirar os "espinhos" use uma colher mas não afunde a colher no coração da alcachofra. Queremos tirar os "espinhos" e não a carne.
Ainda com uma colher vá soltando o coração da alcachofra pelas beiradas e finalize com uma faca pequena cortando o meio (veja as fotos).

Você terá uma cumbuca de alcachofra. Coloque o coração da alcachofra que você soltou no fundo e preencha com o ratatouille e sirva quente.


Dicas

  • Para descascar o pimentão você pode espetar um garfo e levar diretamente ao fogo para queimar a pela do pimentão. Quando estiver todo preto lave em água corrente para não queimar as mãos. A pele sairá facilmente.


Rendimento: para 3 pessoas
Tempo de preparo: 1hora e 40 minutos






Nenhum comentário:

Postar um comentário