Procure uma receita

sábado, 29 de junho de 2013

Licor de jabuticaba


Adoro a cor da jabuticaba. E quando experimentei o licor dessa fruta fiquei encantado com o sabor. Resolvi pesquisar como fazer e cheguei a esta receita muito simples.
E venho fazendo já há alguns anos.

E é tão fácil de fazer. Só requer um pouco de disciplina durante duas semanas e paciência para deixar apurar depois.

Eu faço uma quantidade razoável por vez e divido em duas garrafas. Assim, enquanto consumo uma, a outra envelhece e apura o sabor, e já faço uma nova receita e dessa forma sempre tenho uma garrafa com licor "envelhecido" e outra "envelhecendo".

Quando sirvo para as minhas visitas é sucesso na certa!






Ingredientes

  • 1kg de jabuticaba
  • 1kg de açúcar
  • 1lt de aguardente (usei 51 mesmo)



Modo de preparo


Colocar em um recipiente que possa fechar bem vedado (pois terá que sacudir) a aguardente, o acúçar e as jabuticabas.
Sacudir bem para misturar tudo.
Armazenar em um ambiente que não receba luz direta. Não precisa ser no escuro, pode ser sobre a bancada da cozinha, à sombra do armário.
Durante as duas semanas seguintes, sacudir uma vez ao dia.

Com o passar dos dias você verá que as jabuticabas irão muchar e afundar, e que o líquido ficará cada vez menos turvo e mais escuro, com cor de jabuticaba.
Após as duas semanas, abra o recipiente e com um funil e uma peneira separe o líquido das frutas colocando-o em uma garrafa.

Nota: A receita acima é para 1lt. Mas você pode fazer qualquer quantidade, basta sempre usar a mesma quantidade de cada ingrediente.



Dicas

  • Se tomar de imediato ainda terá um cheiro forte de aguardente, mas pode ser consumido sem problemas. Deixe apurar por mais algumas semanas já na garrafa e terá um sabor mais licoroso.
  • Pode usar vodka no lugar da aguardente. Terá um resultado parecido, mas com cheiro mais fraco de álcool. Vai do gosto de cada um.
  • Coloque em uma garrafa bem bonita e deixe exposto. A cor é muito atraente.

Rendimento: 1 litro
Tempo de preparo: 2 semanas



Nenhum comentário:

Postar um comentário